domingo, 1 de junho de 2014

Diferença de potencial e intensidade de corrente

                                                             Diferença de Potencial
A diferença de potencial de uma fonte de energia relaciona-se com a energia que fornece à unidade de carga eléctrica que atravessa o circuito, quanto maior for a a diferença de potencial, mais energia é fornecida às cargas eléctricas do circuito e vice-versa.
Representa-se por U ou V e a abreviação é d.d.p.
A unidade SI desta grandeza é o Volt, símbolo V, em homenagem ao físico italiano que criou a primeira pilha, Alessandro Volta.

Esta diferença de potencial mede-se utilizando um voltímetro, para a medir-mos, primeiro adequa-se o voltímetro para a corrente contínua e depois ligamos o terminal negativo do voltímetro ao polo negativo da pilha e o terminal positivo ao polo positivo, sendo que este se instala em paralelo.

                                                            Intensidade de Corrente
Outra grandeza física que caracteriza a corrente eléctrica, esta representa-se pela letra I.
Relaciona-se com o nº de eletrões que passa  numa secção da reta do circuito por unidade de tempo, quantos mais passarem nessa secção por segundo, maior é a intensidade, 1 ampere equivale a 6 280 000 000 000 000 000 eletrões em cada segundo, sendo que o ampere é a unidade de SI da intensidade de corrente, com símbolo A, ele é uma homenagem ao físico André Ampère.



Esta mede-se utilizando um amperímetro, tendo-se os mesmos cuidados que se teria com um voltímetro, à exceção de que esta se instala em série em vez de em paralelo com acontece como os voltímetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário