Na vida real, um corpo não está só sujeito a uma força, está sujeito a várias, às quais somamos apenas numa, cujo nome é Força Resultante.
A Força Resultante é isso mesmo, o efeito resultante de todas as forças que atuam no mesmo corpo.
Mas como se soma estas forças?
Como as forças se representam através de vectores, para obtermos a soma das forças temos de somar os respectivos vectores, começamos por representar um dos vectores, depois no final deste vector desenhamos o segundo, depois unimos a origem do primeiro vector com a extremidade do segundo e já está, obtemos a soma de dois vectores.
Se tiverem o mesmo sentido e direcção:
Se ambos os vectores tiverem o mesmo sentido e direcção, a soma destes é muito fácil, juntamos o segundo vector numa das extremidades do primeiro e unimos-os, somando as forças destes (Em Newtons), por exemplo 100N+20N=120N.
Se tiverem o mesmo direcções mas sentidos opostos:
Se tiverem direcções opostas então vamos fazer o mesmo que no anterior, a diferença é que em vez de unirmos os 2 vectores vamos por a seta do segundo virada para o lado contrário à do primeiro e depois em vez de somarmos as forças, vamos subtrai-las, exemplo 50N-10N=40N.
Se tiverem diferentes direcções:
Então neste caso faz-se o teorema de pitágoras com os dois vectores como catetos do triângulo para achar a força resultante (hipotenusa).
Sem comentários:
Enviar um comentário